África como referência e a cor como metáfora: arte e afro-brasilidade na sala de aula
Público-alvo: Professores do ensino fundamental, médio, superior e demais interessados
Objetivo:
Incentivar a implementação da lei federal nº 10.639/03, que instituiu a
inclusão da história da África e da cultura afro-brasileira no
currículo escolar obrigatório; discutir as relações entre arte e
afro-brasilidade, com ênfase na dimensão estética presente nas religiões
de matrizes africanas e sua ressonância na arte contemporânea
brasileira; os conteúdos serão abordados com base em textos pontuais, de
caráter conceitual; exibição de slides; projeção de material
audiovisual; atividades práticas de leitura de imagens (obras dos
artistas selecionados).
Conteúdo:
Novas gerações, outros paradigmas: contextualização histórica da lei nº
10.639/03; diáspora africana nas Américas negras (sécs. XVI e XIX);
arte negra, arte afro-brasileira ou arte afrodescendente; a mitologia
afro-brasileira como potencial simbólico e criativo: do sagrado
artístico à recriação plástica de Mestre Didi; de olhos voltados para o
mundo: Rubem Valentim e sua “riscadura” geométrica; arte e
afro-brasilidade hoje: artistas, temas e espaços expositivos.
Palestrante convidada: Solange Nascimento Ardila:
Licenciada em Artes Plásticas; especialização em Fundamentos da Cultura e
das Artes; Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em
Estética e História da Arte/USP
Professor: Milton Silva dos Santos
Doutor em Antropologia Social, com pesquisa sobre religião, educação e sociedade; foi professor-formador na III edição do Projeto A Cor da Cultura (Canal Futura/ONG Ação Educativa); ex-integrante dos Núcleos de Educação e Pesquisa do Museu Afro Brasil; ministrou diversas atividades de formação continuada de professores, sobre arte, cultura e religiosidade afro-brasileira nos currículos escolares; autor participante da coletânea Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos(Fino Traço Editora), obra selecionada pelo Programa Nacional das Bibliotecas Escolares (MEC/PNBE).
Doutor em Antropologia Social, com pesquisa sobre religião, educação e sociedade; foi professor-formador na III edição do Projeto A Cor da Cultura (Canal Futura/ONG Ação Educativa); ex-integrante dos Núcleos de Educação e Pesquisa do Museu Afro Brasil; ministrou diversas atividades de formação continuada de professores, sobre arte, cultura e religiosidade afro-brasileira nos currículos escolares; autor participante da coletânea Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos(Fino Traço Editora), obra selecionada pelo Programa Nacional das Bibliotecas Escolares (MEC/PNBE).
Período: 5, 12, 19, 26 de setembro, das 19h às 22h
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 20
Preço: sindicalizados - R$ 156,00 | não-sindicalizados - R$ 312,00
Confira o conteúdo de cada curso nos links. A inscrição pode ser feita
por telefone (5080-5974 ou 5080-5988) ou na sede do Sindicato (Rua
Borges Lagoa, 208, Vila Clementino), de segunda a sexta, das 8h30 às
17h30.
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