Programa
desenvolvido
Considerações
Os alunos foram assistidos pela
docente Cinthia, substituta, até início de abril. Prof. Jorge iniciou as
atividades em sala de aula em 04/04/2019.
Pela conversa com os alunos e
pela rápida leitura de alguns cadernos, verificou-se que o livro didático fora
usado mais ou menos até a página 50 pela docente substituta.
Assim, nas primeiras aulas com o
Prof. Jorge, foi ouvida a leitura dos textos, presentes no livro didático
(páginas 50-51, 59-60, 64-65), paulatinamente e de todos os alunos, com a
finalidade de verificar a qualidade de leitura e a compreensão imediata do que
estava sendo lindo.
Nas aulas seguintes, a chamada à
leitura passou a ser espontânea, com boa participação do aluno, e buscou-se ajudá-los
no desenvolvimento da fluência, orientando-os conforme os tropeços de leitura
fossem se apresentando.
Em todas as aulas, foram realizados
exercícios de leitura, levantamento do conhecimento sobre o vocabulário e
compreensão/interpretação do texto.
Os exercícios propostos pelo
livro didático foram realizados individualmente pelos alunos, diretamente no
caderno. Tendo em vista atitudes de procrastinação por parte dos alunos, as
atividades realizadas no caderno não contemplaram a cópia das questões, apenas o
registro da data, da página corresponde no livro didático, do número da questão
e da respectiva resposta.
Os exercícios que não constam no
livro didático foram integralmente transcritos pelos alunos no caderno.
Os cadernos foram visados (vistos)
periodicamente em função da conclusão, pelos alunos, das lições. As correções
das lições, contudo, foram orais, com boa participação espontânea dos alunos.
Este procedimento, contudo, no primeiro trimestre, não se mostrou positivo
frente aqueles alunos com dificuldade de acompanhar o ritmo dos demais colegas;
também não se mostrou produtivo em relação aos alunos que não se dedicam, com
afinco, às tarefas ou às correções. Portanto, foi revisto no segundo semestre
do ano, em função das conclusões preliminares e após a verificação integral dos
cadernos dos alunos.
Periodicamente, os alunos foram instados a debater assuntos pré-planejados, de maneira a desenvolverem atitudes
de respeito aos preceitos das trocas conversacionais. Os resultados
foram, no geral, bons e mostram avanços significativos.
Após os debates, esses mesmos assuntos
foram propostos como temas para a elaboração de uma produção escrita (redação). Tal
procedimento visou coibir aqueles alunos que, não tendo muito interesse em
participar, reclamam não ter sobre o que escrever ou sinalizam que estão sem
ideias. Nessas situações, esses alunos foram lembrados que participaram dos
debates e puderam se aproximar satisfatoriamente dos temas propostos. No geral,
o procedimento serviu para municiar os alunos com argumentos/conteúdos
para suas produções textuais.
A produção de texto seguiu
sempre a mesma lógica: 1. debate; 2. rascunho no caderno; 3. versão em folha
avulsa para correção do docente; 4. devolução aos alunos com as respectivas
correções e demais sugestões de aprimoramento do texto; 5. reescrita pelos
alunos, com nova entrega e nova correção pelo docente. A avaliação foi feita
sobre os passos 4 e 5, sendo que melhorias entre o passo 4 e o 5 foram incorporadas
nas notas (mas, o contrário, não – de modo que sempre foi preservada a maior nota
obtida).
Roteiro
Fevereiro
Gênero: Diário ficcional
Classificação de substantivos
Roteiro de esquetes
Substantivos Coletivos
Março
Adjetivo
Vocativo
Superlativo
Gênero: Diário Íntimo
Vocabulário e ortografia
Abril
Interpretação de texto – Causos
Gênero: Texto jornalístico – “I Quilombinho”
Gênero: Debate regrado
Ortografia e pontuação (uso de aspas)
Produção de texto: “As chuvas de abril”
Maio
Gráficos (setores, colunas e barras)
Tabelas
Gênero: Texto jornalístico – “Os jovens e a internet”
Biblioteca
Exercícios do livro didático
Junho
Biblioteca Municipal Paulo Bomfim
Vocabulário e ortografia
Gênero: Regulamento
Produção de texto: Folheto Explicativo (“Conhecer a biblioteca”)
Interpretação de textos do livro didático
Julho
Gênero: Poesia
Pronomes demonstrativos (este, esse, aquele)
Exercícios do livro didático
Agosto
Teatro
História em Quadrinhos
Estudo da Sílaba
Linguagem verbal e linguagem não verbal
Produção de texto: “Lei da Palmada”
Interpretação de textos do livro didático
Setembro
Sinais de pontuação
Estudo do verbo
Verbos (paradigmas): amar, beber, partir, ser, estar, ter, haver
Formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio, particípio
Exercícios de flexão dos verbos
Outubro
Gênero: Conto
“A Velha Contrabandista”
“Estranha Passageira”
“Bruxas não existem”
“Gaetaninho”
Produção de texto: Análise do conto “Gaetaninho”
Exercícios do livro didático
Novembro
Classes de palavras (primitivas, derivadas, simples, compostas)
Substantivo, adjetivo, artigo, verbo, numeral, pronomes
Palavras variáveis
Palavras invariáveis
Produção de texto: “Relatório do próprio caderno, com Autoavaliação”
Dezembro
Revisão de conteúdos
Produção de texto: temas livres
Debate sobre livros e filmes assistidos pelos alunos, com mediação do
professor
Leituras em sala de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário