Universidade
Virtual do Estado de São Paulo
Curso de Pedagogia
Disciplina de Educação Mediada por
Tecnologias I
Semana 4 – Recursos Educacionais
Abertos
Jorge
Alves de Lima
RA 1802644
Uso
de REA em projetos da minha cidade
Itanhaém
2018
Apresentação
Um exemplo bem-sucedido
de uso de Recursos Educacionais Abertos
(REA) se deu na Escola Municipal Harry Forssell,
Itanhaém, São Paulo, em outubro de 2017, na disciplina de Língua Portuguesa ministrada para três turmas diferentes do sexto
ano do ensino fundamental (EF). Diante da necessidade de acompanhar o Plano Anual da Escola, o professor da
disciplina de Língua Portuguesa e da disciplina de Redação, responsável pelas
turmas 6D, 6E e 6F, buscou, no Portal do
Professor[1],
aulas apropriadas para o sexto ano do EF que versassem sobre o tema “Fábulas”.
Recurso
Educacional Aberto
O REA utilizado foi o Portal do Professor. Trata-se de um site do Ministério da Educação (MEC) e
do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Segundo
a apresentação contida no próprio site:
Este portal é um espaço para você
professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter
notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano
de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso. Venha fazer parte desta
comunidade![2]
O Portal do Professor não faz menção explícita aos Creative Commons, mas, na “Lista de repositórios de recursos
educacionais disponíveis online” mantida pela Wikiversidade[3] e que especificamente trata
de conteúdos abertos disponíveis para uso coletivo, há a ligação externa (um link) para o Portal do Professor, tornando patente que se trata de um conteúdo
reconhecido pela comunidade como de uso aberto e livre.
Processo
de Desenvolvimento da Aula
A busca no Portal do Professor disponibilizou, na
data da consulta, uma boa quantidade de exemplos de aulas, elaboradas por
professores de várias partes do país, com diversos enfoques diferentes. As
aulas previam o uso de material impresso e, também, de acesso à internet, para
que os alunos pudessem, se fosse escolha do docente, assistir animações para
algumas das fábulas mais populares. Também havia a possibilidade de desenvolver
jograis e elaborar desenhos.
Neste portal, os planos
de aula podem ser extraídos das páginas, que são templates (formulários) padronizados, pelo recurso recorta-e-cola,
podem ser baixados na versão integral ou podem ser impressos.
Os autores de cada aula são
identificados, havendo possibilidade de interagir com eles por meio de
mensagens de e-mail ou pelo espaço
destinado aos comentários. Uma característica interessante, aliás, do espaço
destinado aos comentários e que, nesse espaço, os professores que já utilizaram
aquela aula reportam suas experiências, inclusive compartilhando os ajustes que
foram realizados, os motivos desses ajustes, as dificuldades, as surpresas e,
principalmente, os resultados alcançados. Também é possível que uma dúvida seja
postada, que visível tanto para o autor da aula como para outros usuários, de
modo a estabelecer interatividade e troca de experiências.
Página
típica de uma das aulas utilizadas 1/2
Página
típica de uma das aulas utilizadas 2/2
Página
típica de identificação e contato de um dos autores das aulas[5]
Resultados
Utilizando as várias
aulas como ponto de partida, o professor montou sua própria aula, ajustando-a às
demandas das três turmas para as quais a aula seria ministrada. Importante
destacar que a aula foi elaborada para corresponder a um mês letivo, pois trabalhou
diversos enfoques: levantamento dos textos já conhecidos pelos alunos, contação
de histórias pelos próprios alunos, descrição de provérbios e de morais da
história mais utilizados, leitura e interpretação das fábulas mais populares e
elaboração de fábulas pelos alunos a partir de vários desafios diferentes.
Assim, as aulas disponíveis no Portal do
Professor serviram como motivadoras e se transformaram em novas várias
aulas que, por sinal, foram disponibilizadas no blogue do professor para que
pudessem ser utilizadas por outros internautas interessados. Como parte da proposta
das aulas, os alunos foram convidados a escrever suas fábulas, a partir dos
conhecimentos adquiridos nas tarefas de ler, compreender e escrever textos
desse gênero literário. Os melhores textos foram publicados no blogue do
professor. Segundo as estatísticas do serviço de hospedagem do blogue, as
páginas, somadas, já tiveram 448 visitas (dados de junho de 2018).
Aula
final reelaborada pelo professor, ministrada em
sala
e disponibilizada em seu blogue também para uso livre[6]
Estatísticas
da aula disponibilizada no blogue[7]
Informações
da Atividade
Título geral das aulas:
Fábulas
Tipo
de escola:
Escola pública
Duração:
4 semanas (outubro de 2017)
Local:
Escola Municipal Harry Forssell - Município
de Itanhaém, São Paulo, Brasil.
Descrição:
Sequência de ações. Pedir para ler algumas
fábulas. Depois, questionar sobre a leitura e seu entendimento. Verificar
compreensão do texto. Explorar também o sentido da moral da história nas
fábulas e o uso dos ditados populares -- base das morais nas fábulas -- no
cotidiano. Mostrar provérbios e questionar em que momento e em que situação
eles são usados, o que se quer dizer com cada um deles, etc. Ajudar os alunos a
perceberem que a mesma moral pode ser usada em mais de uma história e que esta
mensagem às vezes precisa ser decifrada e compreendida pelo leitor. Chamar a
atenção para algumas características específicas deste gênero textual: presença
de animais com características humanas, narração curta -- mas com início, meio
e fim --, uma mensagem ou ensinamento moral (que, muitas vezes, é um provérbio)
como desfecho da história. Se necessário teorizar, utilizar o texto a seguir: “A
fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente
desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na
Grécia antiga. As fábulas eram transmitidas oralmente. Depois, na modernidade,
foram popularizadas através de escritores como La Fontaine, francês que viveu
no século XVII d.C., ou Monteiro Lobato, escritor brasileiro que viveu entre
1882 e 1948. Nas fábulas, geralmente há personagens que são animais ou coisas
-- que apresentam características humanas. Eles agem e pensam como se fossem
pessoas. Toda fábula traz uma moral, isto é, um ensinamento. Algumas vezes,
essa moral está explícita, nos sendo apresentada, geralmente no final do texto,
por meio de uma frase. Às vezes, precisamos refletir um pouco sobre o texto
para percebermos a moral implícita. A fábula não é um gênero que se destina
exclusivamente ao leitor infantil, pois as fábulas não foram inicialmente
criadas para serem contadas às crianças, mas aos adultos, como uma forma de
aconselhá-los e instruí-los. Pela utilização de animais como personagens que
falam e agem como pessoas, as crianças começaram a encantar-se por essas
histórias. Ainda assim, essas narrativas não são histórias exclusivas para
adultos, mas para pessoas de todas as idades. Esse gênero textual é um dos que
mais retrata a essência do comportamento humano. Por meio dessas histórias, é
possível aprender os ensinamentos que precisamos para viver em sociedade e,
também, é possível refletir sobre as virtudes, os defeitos e o comportamento
humano, compreendendo as vicissitudes da vida”. Banco de questões: 1. Escrever
algumas características humanas que os personagens das fábulas apresentam. 2.
Para que servem, nas fábulas, a moral da história? 3. O que são fábulas? 4. De
que tipo de gênero textual são as fábulas? 5. Como e onde surgiram as fábulas? 7.
Quais as principais características das fábulas?
REFERÊNCIAS
Fábula
– segunda aula mais aprofundada. Blogue joralimatexto. Disponível em: .
Acesso em: 07/06/2018
Estatística
de visitação. Blogue: joralimatexto. Disponível em: .
Acesso em: 07/06/2018
Ficha
Técnica de Aula. Portal do Professor. Disponível em: .
Acesso em: 07/06/2018
Perfil
de Autor. Portal do Professor. Disponível em: .
Acesso em: 07/06/2018
Portal
do Professor. Página Principal. Disponível em: .
Acesso em: 07/06/2018
Wikiversity.
Disponível em: .
Acesso em: 07/06/2018
Wikiversity.
Lista de Repositórios. Disponível em: .
Acesso em: 07/06/2018
[1] https://pt.wikiversity.org/wiki/Lista_de_reposit%C3%B3rios_de_recursos_educacionais_dispon%C3%ADveis_online#Portal_do_Professor
[2] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
[3] A Wikiversidade é uma “wiki” para organização de
grupos de estudo ou pesquisa em todos os níveis e suas informações, como
anotações, bibliografias, discussões e informações práticas. Ela própria é um
exemplo de conteúdo aberto.
[5] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36032
[7] https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=168879700316432302#allposts
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