terça-feira, 9 de junho de 2009

Hans Magnus Enzensberger

Este é para quem tem tempo: o Goethe-Institut São Paulo, o Instituto Moreira Salles e a Editora Companhia das Letras promovem encontros com o escritor alemão Hans Magnus Enzensberger

ao que parece, trata-se de um expoente da chamada “geração crítica”, engajada contra o autoritarismo na Alemanha desde a 2ª Guerra até os acontecimentos pós-68. Este escritor, poeta e intelectual alemão Hans Magnus Enzensberger vem a São Paulo para três encontros abertos, gratuitos e com tradução simultânea.

PROGRAMA HANS MAGNUS ENZENSBERGER: POLÍTICA, PENSAMENTO E POESIA

ENCONTRO
O alfabeto da crise: cultura e política em questão
com Hans Magnus Enzensberger e Fernando Gabeira
Moderação: Flávio Moura
12 de junho, sexta, às 19h30
Local: Goethe-Institut São Paulo - Rua Lisboa, 974 - Pinheiros

Segundo consta, Enzensberger publicou recentemente um pequeno “alfabeto pessoal”, em que discorre com argúcia e bom humor sobre os principais termos e personagens do noticiário econômico, em busca do sentido corrente de expressões como “economia real”, “cassino” e “gerenciamento de riscos”, entre outros, e dialoga com Fernando Gabeira a respeito da crise política e cultural.

Também vai haver o lançamento do livro Hammerstein ou A Obstinação (Companhia das Letras) de Hans Magnus Enzensberger
Debate com o autor, Jorge de Almeida e Marcio Seligmann-Silva
15 de junho, segunda, 19h30
Local: Goethe-Institut São Paulo - Rua Lisboa, 974 - Pinheiros

A resenha indica que o autor buscou fontes no mundo inteiro para retratar o destino de Kurt von Hammerstein, chefe do Exército alemão e oponente ao nazismo, de sua mulher e de seus sete filhos. Mesclando poesia e verdade, fatos e ficção em um único livro, Enzensberger retrata um dos mais tempestuosos episódios da história alemã, marcado pela traição e pela resistência. Bem no clima daquele filme Operação Verônica, com o Tom Cruiser.

Uma noite de poesia com Hans Magnus Enzensberger e Antonio Cicero
Comentários de Viviana Bosi
16 de junho, terça, 18h00Local: Anfiteatro de História (FFLCH/USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária

Uma seleção de poesias do livro Rebus (Suhrkamp Insel, 2009) de Hans Magnus Enzensberger, será lida pelo autor em alemão e em português pelo poeta e filósfo Antonio Cicero, com comentários de Viviana Bosi (USP)

Mais informações: cultura@saopaulo.goethe.org

Nenhum comentário: