sexta-feira, 17 de julho de 2009

Por dentro da geléia

Minha amiga Cibele (Cibele.Luz@atento.com.br) sabe tudo de forno e fogão e nos brindou com as seguintes informações sobre geléia:


Por dentro da geléia

Desde tempos remotos, a conservação dos alimentos sempre foi uma preocupação da humanidade. A técnica utilizada para fazer geléia é um capítulo importante dessa história, pois foi criada para preservar diferentes tipos de fruta. Em geral, as geléias duram até duas semanas se forem armazenadas em vidros hermeticamente fechados na geladeira.

• É possível fazer geléia com pedaços de frutas ou com a polpa batida e passada por uma peneira, para ficar mais transparente.

• Existe geléia de uma infinidade de frutas, mas algumas são melhores por conter maior quantidade de pectina – substância natural que dá consistência à preparação – como maçã, laranja, limão e uva.

• Muitas geléias importadas trazem no rótulo a denominação marmalade – termo criado no século 17, no reinado de Carlos II, na Inglaterra. Conta a história que sua esposa, a rainha portuguesa Catarina Henriqueta de Bragança, por sentir-se solitária, costumava convidar as amigas para tomar chá à tarde, hábito que teria originado o famoso chá das cinco. Nessas ocasiões, ela servia um tipo de geléia de marmelo. Hoje, as marmalades são feitas de frutas cítricas, com a casca.

Geléia de morango

750 g de morango lavado, sem o cabinho2 colheres (sopa) de suco de limão750 g de açúcar Corte os morangos ao meio e coloque-os em uma panela. Junte o suco de limão e o açúcar. Misture e leve ao fogo baixo, mexendo às vezes, ou até o morango soltar líquido. Aumente o fogo e, quando começar a ferver, deixe cozinhar, mexendo às vezes, por mais 15 minutos. Durante o cozimento, retire a espuma que se formar na superfície com uma escumadeira. Verifique o ponto mergulhando uma espátula na geléia, que deverá estar consistente, demorando a escorrer. Retire do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar. Rende 3 xícaras. Na geladeira, dura até duas semanas.

Geléia de maçã

1,5 kg de maçã vermelha, não muito madura 3 xícaras de água 3 xícaras (540 g) de açúcar 2 colheres (sopa) de suco de limão Retire as duas extremidades das maçãs, sem descascar e sem tirar as sementes. Corte as maçãs em pedaços pequenos e coloque numa panela com a água. Tampe e deixe ferver em fogo alto. Abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que as maçãs fiquem bem macias. Passe essa mistura por um pano fino, para coar o líquido (desprezando a polpa da maçã). Numa panela, adicione o líquido coado, o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo até atingir o ponto de geléia. Retire a espuma, deixe amornar e transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geléia de laranja

13 laranjas baía cortadas em pedaços 4 xícaras (720 g) de açúcar Casca de 3 laranjas pêra raladas fino Caldo de 1 limão Numa panela, coloque todos os ingredientes. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até dar ponto de geléia (Para testar, coloque um pires vazio no freezer por alguns minutos. Retire um pouco da geleia e derrame no pires gelado. Leve novamente ao freezer por dois minutos. Ao inclinar o pires, a geléia não deverá escorrer). Deixe amornar e transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geléia de laranja e maçã

6 maçãs sem casca 3 colheres (sopa) de suco de limão 3 xícaras de açúcar 4 xícaras de suco de laranja pêra (12 laranjas) 1 colher (chá) de essência de baunilha 15 cravos Corte as maçãs em fatias finas. Regue-as com o suco de limão e reserve. Leve ao fogo médio o suco de laranja com o açúcar até ferver. Acrescente a maçã, a essência de baunilha e os cravos. Cozinhe por 45 minutos, mexendo às vezes, até a maçã se desmanchar. Continue cozinhando por mais uma hora ou até a mistura ficar espessa (Coloque algumas gotas num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geléia de limão

4 xícaras de limões sem semente cortados bem fino 3 litros de água 9 xícaras de açúcar Numa panela, leve ao fogo médio as fatias de limão e a água até ferver. Deixe cozinhar por mais 20 minutos ou até que as fatias de limão estejam macias. Escorra, reservando o líquido e as fatias de limão separadamente. Ao líquido, junte água suficiente até atingir 3 litros. Volte o líquido e as fatias de limão à panela. Acrescente o açúcar. Deixe levantar fervura novamente e cozinhe rapidamente até que obter uma calda grossa (Coloque algumas gotas num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto. Ao inclinar o pires, a geleia não deverá escorrer). Deixe amornar, transfira para potes de vidro esterilizados quentes e tampe bem.

Geléia de pêssego

1 1/2 kg de pêssego 2 laranjas 4 colheres (de sopa) de suco de limão 3 1/2 xícaras de açúcar Descasque os pêssegos, retire o caroço e corte em fatias. Rale a casca das laranjas e retire toda a membrana branca. Corte a polpa da fruta bem fino. Numa panela, leve ao fogo médio o pêssego, a casca e a polpa da laranja, o suco de limão e o açúcar até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, por 30 minutos ou até que se forme uma calda grossa e as fatias de pêssego estejam transparentes. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geléia de abacaxi

1 abacaxi de 1 kg 1 1/2 xícara (270 g) de açúcar 1/4 de xícara de suco de limão 1 colher (sopa) de hortelã picada Descasque o abacaxi e bata a polpa no liquidificador (deve render 3 xícaras de suco). Numa panela, leve ao fogo médio o suco até ferver. Adicione o açúcar e o suco de limão e cozinhe, mexendo sempre, até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e cozinhe, mexendo às vezes, por 20 minutos ou até atingir o ponto de geléia (coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Junte a hortelã. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geléia de goiaba

1 xícara de polpa de goiaba vermelha 1/2 xícara (100 g) de açúcar cristal Passe a polpa com as sementes de goiaba pela peneira. Coloque o suco extraído numa panela média, junto com o açúcar. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até engrossar (Coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Nenhum comentário: