quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sou da Paz

Olá, em primeiro lugar um excelente 2011.

Em nome de todo Instituto, gostaria de agradecer o seu interesse em contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Sou da Paz.

Para nós, sua iniciativa é motivo de comemoração! E sua disponibilidade representa a possibilidade de agregarmos mais um ator na difícil, mas sempre tão almejada, construção da paz no Brasil.

O Sou da Paz acredita que ser um voluntário é, antes de tudo, fixar um compromisso com uma causa e ideal determinados. Por este motivo, pretendemos estabelecer fiéis parceiros que compartilham de uma mesma ideologia e que podem ser agentes desta causa onde quer que estejam.

Para isso você deve ler o texto abaixo para conhecer a história do Instituto, a ideologia que o permeia e o trabalho que realizamos. O texto contém informações que julgamos essenciais para sua capacitação como nosso voluntário. É muito importante que você leia esse texto para entender melhor como trabalha e também que idéias e propostas o Instituto Sou da Paz defende. Assim você poderá verificar se concorda com nossas idéias e ações.

Além disso, gostaríamos de convidar você a participar da próxima reunião mensal de voluntários aqui na nossa sede (Vila Madalena - Rua Luiz Murat, 260 - Casa Laranja em frente ao Cemitério São Paulo). Logo você receberá um e-mail informando a data da próxima reunião. Neste momento você poderá conhecer melhor a nossa equipe.

Gostaria de ressaltar que sua presença na reunião é muito importante: primeiramente para você aprender como os voluntários do Instituto atuam e porque a troca de idéias e o contato são fundamentais no trabalho voluntário!

Até breve,

Janaina Baladez
Coordenadora de Voluntariado

Janaina@soudapaz.org



_______________________________________________________________________


Instituto Sou da Paz

O Instituto Sou da Paz surgiu da “Campanha Sou da Paz pelo Desarmamento” iniciada em 1997 e hoje é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sediada em São Paulo e comprometida com a redução da violência no Brasil.

Fundado em 1999, o Instituto Sou da Paz tem como missão “contribuir para a efetivação no Brasil de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos, por meio da mobilização da sociedade e do Estado e da implementação e difusão de práticas inovadoras nessa área.”.

Para atingir sua missão, o Instituto Sou da Paz trabalha em quatro áreas distintas, porém complementares e integradas entre si: controle de armas, adolescência e juventude, polícia e gestão local de segurança pública. Cada uma destas áreas desenvolve projetos com os públicos e nos locais mais afetados pela violência, além de campanhas e atividades de mobilização e conscientização da opinião pública.

“Controle de Armas”
Todos os dias, 100 brasileiros perdem a vida por causa de uma arma de fogo. O elevado número de armas em circulação, somado ao pouco controle sobre quem vende, quem compra e como elas são utilizadas, e a uma cultura que valoriza a arma como instrumento de poder e defesa, contribuem para essa tragédia cotidiana.
Quando os governos estabelecem regras mais rígidas para a compra e o uso de armas de fogo, melhoram a fiscalização deste produto e estimulam as pessoas a entregar suas armas, isso tem um efeito na redução dos homicídios
Por isso, os projetos e ações do Instituto Sou da Paz nesta área buscam fortalecer a regulamentação do governo sobre o comércio e a circulação de armas de fogo, além de desestimular as pessoas a usarem uma arma. A área atua tanto em âmbito nacional, como para que os países vizinhos adotem medidas semelhantes.
E como o comércio de armas está cada vez mais globalizado, o Sou da Paz trabalha junto à ONU para criar regras que controlem as transações internacionais

“Polícia”
A Polícia é o órgão responsável pela segurança dos cidadãos. Assim, um trabalho para melhorar a segurança pública no país deve envolver esta instituição, para que ela aperfeiçoe sua atuação e dê conta dos desafios que a violência impõe.
Quando a Polícia atua de forma inteligente e com foco na prevenção, usando da melhor maneira seus recursos e agindo antes que os crimes aconteçam, consegue resultados realmente eficazes. Para isso, precisa agir cada vez mais integrada com outros setores e estar próxima da comunidade.
Os projetos da área de Polícia do Instituto Sou da Paz buscam fortalecer e valorizar as iniciativas policiais que seguem estas diretrizes, reconhecendo publicamente e disseminando o bom trabalho desenvolvido


“Adolescência e Juventude”
Os jovens moradores das periferias são os mais atingidos pela violência e pela exclusão social. A violência é muitas vezes a linguagem pela qual se estabelecem as relações cotidianas e a busca pela afirmação da identidade, especialmente nesta fase da vida.
Os projetos do Instituto Sou da Paz na área de Adolescência e Juventude pretendem ampliar o repertório dos  adolescentes e jovens, para que desenvolvam outras maneiras de resolver os conflitos e conquistar seus direitos: pela mobilização, pelo diálogo e pelo associativismo. Além disso, buscam estimular o protagonismo juvenil e a formação de lideranças positivas que se engajem na transformação de suas comunidades.

“Gestão local da segurança pública”
A Prefeitura é a esfera do governo mais próxima da população e é responsável por medidas que têm muito potencial para prevenir a violência. Iluminar ruas e espaços públicos, limpar terrenos baldios, implementar projetos sociais, construir espaços de convivência, investir na formação das Guardas Municipais, são ações que cabem ao governo municipal e que podem promover a segurança das comunidades.
O Sou da Paz aposta no potencial dos municípios e assessora as Prefeituras na realização de diagnósticos da violência, na construção de planos de prevenção e na implementação destes planos. Além disso, realiza oficinas, encontros e seminários de formação para estimular os governos municipais a assumir esse papel.


Conheça mais sobre o Instituto Sou da Paz: www.soudapaz.org

Nenhum comentário: