quinta-feira, 18 de março de 2021

Passam ou passa das 11 horas? Eram ou era duas da manhã?

 https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/cochilo_da_revisao-2/

Cochilo da revisão

Publicado em Geral

Flatônio José da Silva escreve:

No texto “A sucessora de Cássia Eller” (Cidades, p. 29, 19/1), saiu este texto:  passavam das 22h e só se aproximaram alguns viciados em crack e uns travestis que faziam pista.

Corrigindo: Já passava das 22h e só se aproximaram alguns viciados em crack e uns travestis que faziam pista.

Explicação – Erro de concordância verbal. Eis a lição do Prof. Domingos Paschoal Cegalla: “Com referência às horas, na acepção de ‘ser mais de’, passar é verbo impessoal, isto é, sem sujeito. Por isso, fica obrigatoriamente na 3ª pessoa do singular: Quando acordei, passava das 9 horas. No singular também permanece o verbo dever, quando forma locução com passar: Devia passar das 11 horas da noite.

Passar, na acepção de decorrer, concorda normalmente com o sujeito: Passou (ou passou-se) uma hora e ninguém apareceu Passaram (ou passaram-se) duas horas e a chuva continuava fortePassaram (ou passaram-se) três meses desde o desaparecimento dele.


Ver também:

https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2742536


Era por volta das 10h30? Eram por volta das 10h30?

Publicado em português

Ops! Saiu na primeira página do jornal: “A tragédia parou São Sebastião. Era por volta das 10h30 quando o motorista de um caminhão de bebidas perdeu a direção na íngreme descida da pista principal da cidade”. Observou o cochilo? Na indicação de horas, o verbo concorda com o número: Era 1h. Eram 13h. É 1h. São 4h. É meio-dia. São 12h.

A anteposição de advérbios ou locuções adverbiais é zero à esquerda. Não muda a regra: Eram 13h. Eram quase 13. Eram por volta das 13h. Eram cerca de 13h. Eram umas 13h. No caso, a forma nota 10: Eram por volta das 10h30.


https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/era-por-volta-das-10h30-eram-por-volta-das-10h30/

Nenhum comentário: