terça-feira, 4 de agosto de 2009

Corpo e Saúde em Nietzsche, Spinoza e Bergson


Palestra:

Corpo e Saúde em Nietzsche, Spinoza e Bergson

Por Amauri Ferreira


Data: Quinta-feira, 06 de Agosto de 2009

Hora: das 19h às 20h30

Local: Livraria Sobrado. Av. Moema 493, Moema, São Paulo

Evento gratuito.

Confirmar presença pelo tel. (11) 5052-3540

Sobre a palestra:

A palestra irá problematizar o papel do corpo na atualidade ao articular com as idéias de três pensadores: Friedrich Nietzsche (1844-1900), Benedictus de Spinoza (1632-1677) e Henri Bergson (1859-1941). Nietzsche diz que a doença do homem é fisiológica, isto é, quando se submete ao aspecto reativo da existência. Segundo ele, o combate contra esse esgotamento ocorre através do niilismo ativo, que faz perecer tudo o que entrava o crescimento da vontade de potência. Em Spinoza, a repressão que o corpo sofre é a causa do sentimento de tristeza e, no extremo, de melancolia. Ao contrário do corpo impotente, o corpo virtuoso é capaz de aumentar a sua potência de ser afetado e de afetar outros corpos. Já em Bergson, como o corpo humano recebe e transmite movimentos, o intervalo entre a percepção e a resposta efetuada corresponde ao que ele chama de zona de indeterminação, ou seja, à nossa liberdade de criar. A diminuição dessa zona de indeterminação produz um indivíduo que vive praticamente sem experimentação. O contrário ocorre, portanto, em quem suspende a resposta automática, alimentando-se do tempo para que possa haver uma resposta criativa.


Sobre o palestrante:

Amauri Ferreira é filósofo e escritor. Ministra cursos, coordena grupos de estudos e desenvolve pesquisas pela Escola Nômade de Filosofia desde 2006.

Sobre a Escola Nômade:

A Escola Nômade de Filosofia é um movimento de pensamento livre, desvinculado de qualquer institucionalidade, seja de princípio racional, moral ou religioso. É um movimento que apreende o pensar como potência de acontecimento e criação, livre de qualquer fundação pela Forma. Por isso também, em seus movimentos e eventos, promove estudos, pesquisas, criações a partir de ciências e práticas de pensamento que não demandem nenhum referencial formal a priori, seja transcendente ou transcendental à natureza.


Maiores informações no site http://www.escolanomade.org/.

Nenhum comentário: