domingo, 24 de setembro de 2017

Anúncio publicitário na escola (aula)

Características do Anúncio Publicitário


O anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa, sobretudo jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô.
A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço. Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa (ver Nota 1) ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.

Características

As principais características do Anúncio Publicitário são:
  • Caráter comercial
  • Linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem simples
  • Textos relativamente curtos
  • Textos persuasivos e atrativos
  • Humor, ironia e criatividade
  • Verbos no modo imperativo
  • Figuras e vícios de linguagem
  • Uso de cores, imagens, fotografias

Estrutura e Exemplo: Como Fazer um Anúncio Publicitário?

Embora sejam os especialistas (publicitários) os criadores de diversas mensagens publicitárias, vale a pena saber a estrutura básica desses tipos de textos uma vez que cotidianamente temos contato com eles.
Os anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos. Ou seja, não têm uma estrutura fixa padrão. Isso dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo o espaço que será preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).
Não podemos esquecer que os anúncios publicitários são muito utilizados nas provas, simulados e vestibulares. Portanto, esteja atento a sua estrutura:

Título

Geralmente escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor, por exemplo:
Novo Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!

Corpo de Texto

Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem publicitária. No corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens.
Tudo isso, é apresentado de maneira clara e breve, numa linguagem clara e simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário utiliza muitas vezes uma linguagem coloquial (informal), para se aproximar do público alvo.
Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).
Experimente o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”

Marca

Abaixo segue a marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:
"Chocolate Asteca LTDA"

Contato

São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).
"E-mail: choco_asteca@produtos.com
Página Oficial: www.chocolateasteca.com
Facebook: www.facebook.com/chocolateasteca
​Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 554 4000"

Atividade

Faça com os colegas de classe um anúncio publicitário promovendo uma ideia ou um produto. Primeiramente, escolham a ideia e os objetivos que a envolvem: Para que ela é importante? Qual o público alvo envolvido? Vale utilizar imagens?
Após respondida as perguntas, elabore um texto curto e criativo de acordo com a estrutura acima (título, corpo de texto, marca e contato). Importante conhecer o público alvo, ou seja, se o anúncio é destinado ao público jovem pode apresentar uma linguagem mais despretensiosa, com uso de figuras de linguagem e gírias.
No entanto, se o público alvo são os idosos, a linguagem deve ser mais cuidada e clara, destituídas de gírias que podem não atingir o público pretendido. Pense que o anúncio pode estar no mural da escola e, portanto, deve conter um título interessante e que chame a atenção do público. Bom trabalho!


Nota:

1
A Função Conativa se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, fará uso da função conativa. Justamente por isso, essa função também é chamada de função apelativa.
A função conativa é uma entre as seis funções da linguagem: Função Conativa, Função Referencial, Função Poética, Função Fática, Função Emotiva e Função Metalinguística.

Características

  • Convencer, apelar, persuadir o receptor da mensagem, que é o foco da sua comunicação.
  • Utilizar a segunda ou terceira pessoas do singular ou do plural, uma vez que o seu discurso se centra no interlocutor ou ouvinte.
  • Utilizar verbos no imperativo (Vai!, Faz!, Esteja!).
  • Utilizar vocativos (invocação de alguém).

Exemplos

A função conativa pode estar presente num texto em que outras funções também estejam; todavia, há sempre uma função que irá predominar.
Uma vez que a função conativa apela, ela nos remete de imediato aos textos publicitários. Um dos principais objetivos desse tipo de texto é convencer o público para comprar um produto ou ir a um evento, por exemplo.

Publicidade

  • Dê férias para seus pés. (Chinelos Rider)
  • Abra a boca é Royal. (Royal)
  • Você faz maravilhas com Leite Moça. (Leite Moça)
Função Conativa

Frases

  • Não deixe para amanhã. Adquira já!
  • Use x. Não vai se arrepender!
  • Professores, seus alunos são o nosso futuro!

Receitas

Numa receita de bolo, o modo de preparação é um exemplo da função conativa, uma vez que induz as pessoas a seguir as instruções que são dadas:

"Bata no liquidificador a cenoura junto com o óleo e os ovos. De seguida, acrescente à farinha e ao açúcar que já tem à parte. Mexa tudo e por fim acrescente o fermento."

Fontes:
https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/
https://www.todamateria.com.br/funcao-conativa/

Nenhum comentário: