sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pequim e Vangelis

Aos 35 anos, me surpreendi, semanas atrás, com algo a respeito de Pequim: o gentílico. Então quem nasce em Pequim é pequinês. Mas não é que, na minha santa ignorância, pequinês servisse apenas para designar a raça de um tipo de felino (ou seja: um gato). Em outras palavras: nunca me ocorreu que os gatos desta raça assim se chamassem em alusão à cidade de Pequim... Procurando coisas a respeito da cerimônia de abertura, que não pude ver, pois estava no trabalho, encontrei um vídeo sobre Pequim. O que me atraiu, além da beleza e suavidade das imagens, foi a música de fundo, de Vangelis. Provavelmente dever ser da trilha sonora de um filme (acho que chama-se "China", tanto o filme quanto a música). Desde de "Carruagens de fogo", o filme, é muito fácil associar Vangelis e Olimpíada, pois graças ao filme e a antológica cena de atletismo, qualquer prova que signifique superação física já faz soar em nossos ouvidos aquela música... Só não sei ainda como os chineses vermelhos vão fazer para combinar o espírito olímpico com a maneira dura do governo em lidar com certas liberdades ocidentais. Mas espero que sejam bom jogos.


4 comentários:

Anônimo disse...

Eu me senti mais ignorante ainda, pois achava que pequinês era raça de cachorro...kkkkk...que ignorante e burro eu sou

Jorge de Lima disse...

Meu amigo Marcelo costuma dizer que essas coisas não têm mesmo limites: eu chamei de pequinês o que na verdade é siamês (este sim um gato). O que torna tudo muito pior: afinal das contas, siamês será também um gentílico? Outro dia caiu a minha ficha também para bife à milanesa: ou seja, um bife feito à moda de Milão. Muito obrigado pelo teu comentário. Abraços, Jorge.

Anônimo disse...

Enbora muito tarde, siamês é realmente um gentilico, aplicado aos nativos do SIÃO, atual MYANMAR.

Jorge de Lima disse...

Muito obrigado, Caro Anônimo, pela dupla informação: sobre o gato e sobre o antigo nome de Myanmar (que lembra o "miar" de um gato...).