terça-feira, 30 de novembro de 2010

Papo verde (repercussão)

Amigo Jorge

Algumas breves considerações:

1- proteína da carne x proteína vegetal: diferem na composição dos seus elementos básicos (aminoácidos) e possuem digestibilidades diferentes. Claro que existem os tais "truques" culinários, mas não dá para comparar uma coisa com a outra.
2- Ferro: o Fe presente em alimentos vegetais (não-heme) sofre interferência de outros componentes da dieta; o da carne (heme) não. Também, os tais "truques" podem ajudar em alguma coisa. Nesse caso, é sempre bom pensar que o Fe não é uma entidade única, de modo que não é apenas a sua mera absorção intestinal que vai dizer que ele exercerá sua função no organismo. Vale lembrar que outros nutrientes, que influenciam na sua homeostase (principalmente na medula óssea), são encontrados somente nas carnes...
3- e, por fim, acho que essa discussão de comer ou não comer carne por causa dos animais, acho também uma grande papagaiada... preocupo-me muito mais com a pessoa do meu lado do que com o bicho. É a tal animalização do ser humano... ou humanização dos bichos... acho que quem não tem o que comer, não está tão preocupado com isso... 

Bitucas

Alexandre 


Oi Jorge!

Olha, não consigo me imaginar trocando uma boa Carne de Sol assada (acompanhada com arroz branco, farinha d'água, paçoca de carne seca e pirão de queijo) por alguma salada, legume, soja... Prefiro juntar tudo!!! Rs... 

Na verdade, acho que o segredo é não exagerar. Acredita que emagreci aqui?
Ótimo fds!!!
Bjinhos, Paula K. 

Nenhum comentário: