terça-feira, 30 de novembro de 2010

Papo verde - réplica

Gostaria de discutir o primeiro comentário, feito acima. A questão da digestibilidade da proteína é verdadeira, a proteína animal é mesmo mais absorvida. Só que isso não tem importância nenhuma, já que os vegetais têm proteína em quantidade mais que suficiente pra suprir qualquer pessoa. Novamente, desafio qualquer um a encontrar um vegetariano com deficiência de proteína. 
Quanto ao ferro, acho que vale lembrar novamente dos estudos populacionais. Se o fato de o ferro da carne (heme) ser absorvido mais facilmente fosse realmente o mais importante, esperaríamos encontrar uma frequência de vegetarianos anêmicos maior que onívoros anêmicos, certo? No entanto, não é o que ocorre. A deficiência de ferro é a deficiência mineral mais comum do mundo, e é tão frequente em populações vegetarianas quanto populações onívoras, o que também derruba esse mito de que o vegetariano não absorve ferro em quantidade suficiente. 
Quanto ao terceiro argumento, o da papagaiada, não tenho muito mais o que dizer. Resta só esperar que as pessoas possam lidar melhor com a alteridade, que lembrem que podem sentir compaixão e que a alimentação não precisa estar baseada na violência.
Abraços a todos!
Bruno 

Nenhum comentário: