quinta-feira, 12 de outubro de 2017

O gato Noquilau vai à escola

Aguibriel e Noquilau

Aguibriel era um rapaz forte e muito inteligente. Ele vivia em uma colina chamada Guaraná e tinha mais de 30 irmãos e irmãs. Por isso, a escola era a própria casa onde eles moravam. Assim, os irmãos não precisavam nem sair de casa: os professores é que iam até o lar de Aguibriel para darem aula.

A maioria dos professores era dali mesmo das redondezas: gostavam do lugar e gostavam de dar aula.

Um dia, porém, chegou um professor forasteiro, vindo de uma cidade distante e muito, muito, muito grande. Ele não conhecia ninguém e passou a morar por ali, sozinho, tendo apenas a companhia de um gato fofinho chamado Noquilau e um pato esperto chamado Wandeco – que sabia tabuada de cor.

Todos os dias, o professor forasteiro preparava uma aula nova. Apesar de fazer isso regularmente, era uma tarefa muito difícil, pois cada irmão de Aguibriel tinha uma idade diferente e também tinha uma dificuldade diferente.

Para piorar, nem todos os irmãos de Aguibriel gostavam de ter aulas: o sonho de alguns era que todos os professores faltassem para que eles pudessem passar o dia inteiro olhando as nuvens flutuando no céu azul. Eles não tinham medo do futuro: achavam que o futuro nunca viria e que eles permaneceriam crianças a vida inteira – sempre morando com os pais: Sr. Arry e Dona Forcelinha.

Um dia, Noquilau, não querendo ficar em casa sozinho, fugiu, seguindo o professor até que ele chegasse à casa-escola de Aguibriel. Escondido chegou, escondido ficou. Aproveitou para olhar bem para todas as crianças, para conhece-las uma por uma. Também prestou bastante atenção à aula dos professores.

– Que interessante – pensou ele.

– Quanta coisa legal se pode aprender assistindo aulas.

Assim pensou e assim fez. Todos os dias, Noquilau vinha assistir as aulas e depois voltava para casa. Um dia, que estava chuvoso, ele preferiu não voltar e resolver ficar por ali mesmo. E no dia seguinte, também não voltou. Aguibriel o achou e resolveu cuidar dele, dando-lhe um pires com leite. O gato agradeceu:

– Muito obrigado.

Aguibriel não estranhou, pois, sabendo que Noquilau assistia as aulas e prestava atenção em tudo, era natural que fosse gentil e educado. O professor notou a ausência de Noquilau. Na verdade, ele já havia percebido que o bichano assistia as aulas escondido e nada fez, pois sabia que o gato era inteligente e gostava muito de aprender.

Noquilau, por sua vez, entendia que não poderia receber uma aula exclusiva e só para ele; então, quando o assunto ficava muito monótono, ele dava umas cochiladas e nunca atrapalhava a aula. Por isso, o professor não se importou de tê-lo na classe – apenas ficou triste quando o gato resolveu trocar a casa dele pela escola-casa de Aguibriel. Por sorte, ele ainda tinha a companhia do esperto pato Wandeco...

 Moral da história: o aprendizado é libertador.


Jorge de Lima, Itanhaém. 12/10/2017.