quarta-feira, 30 de maio de 2018

UNIVESP - Pedagogia - Educação Mediada por Tecnologias I - Semana 3 – Mídias na Educação - ATIVIDADE - Uso de mídias em projetos de educação


Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Curso de Pedagogia
Disciplina de Educação Mediada por Tecnologias I
Semana 3 – Mídias na Educação




Nome do Aluno
RA 00000

Uso de mídias em projetos de educação















Itanhaém
2018


Apresentação

O exemplo escolhido (Radioescolas de Horizonte[1]), do uso de mídias na educação, está sumarizado no site Educação Integral[2] mantido pelo Centro de Referências em Educação Integral, que é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Na internet, há inúmeros exemplos do uso de mídias na educação, inclusive com a junção de mais de um tipo de veículo de comunicação. Todavia, dentre as possibilidades, o rádio foi presentemente escolhido porque:

Primeiro aparelho eletrônico voltado à comunicação em massa, o rádio nasceu no século XIX, mas ganhou popularidade nos anos 1930 do século passado. Por muito tempo, o aparelho foi o único meio de informação das pessoas e até hoje continua sendo o maior instrumento de comunicação do mundo, dado o seu baixo custo e a facilidade e rapidez de produção. Por conta disso, essa ferramenta vem, a cada dia, sendo trazida também para os currículos escolares, já que, por meio do rádio, é possível trabalhar – coletivamente – diversos conteúdos. (...). Utilizam-se as rádios escolares para divulgar as atividades educativas, envolver os estudantes com professores e demais funcionários e criar conexões entre a unidade escolar e seu entorno. A ferramenta possibilita, ainda, trabalhar habilidades como a pesquisa, a produção de texto e a expressão verbal[3].

***

Título do projeto:
Radioescolas de Horizonte
Iniciativa:
Juventude na Comunicação – Radioescolas de Horizonte.
Tipo de escola:
Escola pública
Descrição:
O primeiro contato das escolas da rede de Horizonte, município do Ceará, com os equipamentos radiofônicos começou em 2008, a partir do Projeto Eu sou Cidadão, Amigos da Leitura. A iniciativa, da Secretaria Municipal da Educação, tinha como objetivo trabalhar os valores e direitos da infância por meio do rádio, motivo pelo qual equipou dez unidades escolares. A mobilização junto aos alunos foi positiva e a ação ampliada para 13 escolas, com o nome: Juventude na Comunicação – Radioescolas de Horizonte. Por meio do olhar voltado aos direitos e deveres da infância e da adolescência, a iniciativa tem como objetivo contribuir com a promoção da democracia, da liberdade de pensamento, da responsabilidade social, da autonomia e do protagonismo juvenil. Os estudantes foram envolvidos na produção de programas de rádio. Cada escola participante ganhou espaço para criar e veicular sua peça radiofônica no intervalo entre as aulas. Essa dinâmica se manteve até 2011, quando o projeto conseguiu uma parceria junto à radio local, a Horizonte FM (104,9). Com isso, além do diálogo estabelecido no interior das escolas, esses jovens tornaram-se propulsores de uma comunicação ativa com os ouvintes, em horários fixos: todas as terças e quintas, das 15 às 16h. Para apoiar as atividades, o projeto oferece oficinas de formação aos grupos participantes. Uma vez por mês, a equipe da Secretaria Municipal de Educação envolvida com a iniciativa recebe os estudantes. As escolas são atendidas em esquema de rodízio e, cada uma delas, conta com uma equipe de quatro alunos e um articulador pedagógico. A ideia é promover o acompanhamento das atividades e um planejamento capaz de potencializar o rádio como uma ferramenta educativa e de diálogo entre alunos, professores, escolas e comunidade. Além disso, há as oficinas realizadas nas escolas. Nesse momento, os grupos são convidados a pensar nas temáticas que serão levadas para a rádio, além de serem envolvidos em um processo de revisão das produções, o que os ajuda a se apropriarem dos conteúdos.
Início e duração:
De 2011 até os dias atuais.
Local:
Município de Horizonte, Ceará.
Responsável:
Secretaria Municipal de Educação.
Envolvidos e parceiros:
Comunidade e escolas da rede municipal.
Financiamento:
Secretaria Municipal de Educação.
Contatos:
Telefone: (85) 3336-6090
Blogue: http://educahorizonte.wordpress.com/
Principais resultados:
Segundo o site, a iniciativa já envolveu mais de 140 jovens na produção de programas que tiveram como temas: gravidez na adolescência, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros. Os alunos também adquiriram mais autonomia ao pesquisar sobre as temáticas e entrevistar especialistas em cada assunto, o que vem contribuindo com o rendimento escolar. Além disso, os estudantes já puderam participar de alguns eventos como o V Encontro Brasileiro de Educomunicação, Fórum Selo Unicef 2012 e II Seminário Latino-americano de Rádio e Educação. Em um vídeo de divulgação do projeto, seis alunos envolvidos na atividade, matriculados em anos diferentes do segundo ciclo do ensino fundamental, dão depoimentos relativamente à sua participação no projeto. Dos pontos abordados, chama atenção o testemunho sobre os efeitos das atividades desenvolvidas na timidez de cada aluno – uma dificuldade deles que precisou ser (e foi) superada.



[1] http://educacaointegral.org.br/experiencias/projeto-garante-espaco-de-alunos-junto-a-programacao-radiofonica-de-horizonte-no-ceara/
[2] http://educacaointegral.org.br/


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