quinta-feira, 7 de junho de 2018

Curso de Pedagogia - Disciplina de Educação Mediada por Tecnologias I - Semana 4 – Recursos Educacionais Abertos - Atividade



Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Curso de Pedagogia
Disciplina de Educação Mediada por Tecnologias I
Semana 4 – Recursos Educacionais Abertos




Jorge Alves de Lima
RA 1802644

Uso de REA em projetos da minha cidade















Itanhaém
2018

Apresentação

Um exemplo bem-sucedido de uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) se deu na Escola Municipal Harry Forssell, Itanhaém, São Paulo, em outubro de 2017, na disciplina de Língua Portuguesa ministrada para três turmas diferentes do sexto ano do ensino fundamental (EF). Diante da necessidade de acompanhar o Plano Anual da Escola, o professor da disciplina de Língua Portuguesa e da disciplina de Redação, responsável pelas turmas 6D, 6E e 6F, buscou, no Portal do Professor[1], aulas apropriadas para o sexto ano do EF que versassem sobre o tema “Fábulas”.

Recurso Educacional Aberto

O REA utilizado foi o Portal do Professor. Trata-se de um site do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Segundo a apresentação contida no próprio site:

Este portal é um espaço para você professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso. Venha fazer parte desta comunidade![2]

O Portal do Professor não faz menção explícita aos Creative Commons, mas, na “Lista de repositórios de recursos educacionais disponíveis online” mantida pela Wikiversidade[3] e que especificamente trata de conteúdos abertos disponíveis para uso coletivo, há a ligação externa (um link) para o Portal do Professor, tornando patente que se trata de um conteúdo reconhecido pela comunidade como de uso aberto e livre.


Processo de Desenvolvimento da Aula

A busca no Portal do Professor disponibilizou, na data da consulta, uma boa quantidade de exemplos de aulas, elaboradas por professores de várias partes do país, com diversos enfoques diferentes. As aulas previam o uso de material impresso e, também, de acesso à internet, para que os alunos pudessem, se fosse escolha do docente, assistir animações para algumas das fábulas mais populares. Também havia a possibilidade de desenvolver jograis e elaborar desenhos.
Neste portal, os planos de aula podem ser extraídos das páginas, que são templates (formulários) padronizados, pelo recurso recorta-e-cola, podem ser baixados na versão integral ou podem ser impressos.
Os autores de cada aula são identificados, havendo possibilidade de interagir com eles por meio de mensagens de e-mail ou pelo espaço destinado aos comentários. Uma característica interessante, aliás, do espaço destinado aos comentários e que, nesse espaço, os professores que já utilizaram aquela aula reportam suas experiências, inclusive compartilhando os ajustes que foram realizados, os motivos desses ajustes, as dificuldades, as surpresas e, principalmente, os resultados alcançados. Também é possível que uma dúvida seja postada, que visível tanto para o autor da aula como para outros usuários, de modo a estabelecer interatividade e troca de experiências.

Portal do Professor[4]




Página típica de uma das aulas utilizadas 1/2




Página típica de uma das aulas utilizadas 2/2


Página típica de identificação e contato de um dos autores das aulas[5]


Resultados

Utilizando as várias aulas como ponto de partida, o professor montou sua própria aula, ajustando-a às demandas das três turmas para as quais a aula seria ministrada. Importante destacar que a aula foi elaborada para corresponder a um mês letivo, pois trabalhou diversos enfoques: levantamento dos textos já conhecidos pelos alunos, contação de histórias pelos próprios alunos, descrição de provérbios e de morais da história mais utilizados, leitura e interpretação das fábulas mais populares e elaboração de fábulas pelos alunos a partir de vários desafios diferentes. Assim, as aulas disponíveis no Portal do Professor serviram como motivadoras e se transformaram em novas várias aulas que, por sinal, foram disponibilizadas no blogue do professor para que pudessem ser utilizadas por outros internautas interessados. Como parte da proposta das aulas, os alunos foram convidados a escrever suas fábulas, a partir dos conhecimentos adquiridos nas tarefas de ler, compreender e escrever textos desse gênero literário. Os melhores textos foram publicados no blogue do professor. Segundo as estatísticas do serviço de hospedagem do blogue, as páginas, somadas, já tiveram 448 visitas (dados de junho de 2018).

Aula final reelaborada pelo professor, ministrada em
sala e disponibilizada em seu blogue também para uso livre[6]


Estatísticas da aula disponibilizada no blogue[7]


Informações da Atividade
Título geral das aulas:
Fábulas
Tipo de escola:
Escola pública
Duração:
4 semanas (outubro de 2017)
Local:
Escola Municipal Harry Forssell - Município de Itanhaém, São Paulo, Brasil.
Descrição:
Sequência de ações. Pedir para ler algumas fábulas. Depois, questionar sobre a leitura e seu entendimento. Verificar compreensão do texto. Explorar também o sentido da moral da história nas fábulas e o uso dos ditados populares -- base das morais nas fábulas -- no cotidiano. Mostrar provérbios e questionar em que momento e em que situação eles são usados, o que se quer dizer com cada um deles, etc. Ajudar os alunos a perceberem que a mesma moral pode ser usada em mais de uma história e que esta mensagem às vezes precisa ser decifrada e compreendida pelo leitor. Chamar a atenção para algumas características específicas deste gênero textual: presença de animais com características humanas, narração curta -- mas com início, meio e fim --, uma mensagem ou ensinamento moral (que, muitas vezes, é um provérbio) como desfecho da história. Se necessário teorizar, utilizar o texto a seguir: “A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. As fábulas eram transmitidas oralmente. Depois, na modernidade, foram popularizadas através de escritores como La Fontaine, francês que viveu no século XVII d.C., ou Monteiro Lobato, escritor brasileiro que viveu entre 1882 e 1948. Nas fábulas, geralmente há personagens que são animais ou coisas -- que apresentam características humanas. Eles agem e pensam como se fossem pessoas. Toda fábula traz uma moral, isto é, um ensinamento. Algumas vezes, essa moral está explícita, nos sendo apresentada, geralmente no final do texto, por meio de uma frase. Às vezes, precisamos refletir um pouco sobre o texto para percebermos a moral implícita. A fábula não é um gênero que se destina exclusivamente ao leitor infantil, pois as fábulas não foram inicialmente criadas para serem contadas às crianças, mas aos adultos, como uma forma de aconselhá-los e instruí-los. Pela utilização de animais como personagens que falam e agem como pessoas, as crianças começaram a encantar-se por essas histórias. Ainda assim, essas narrativas não são histórias exclusivas para adultos, mas para pessoas de todas as idades. Esse gênero textual é um dos que mais retrata a essência do comportamento humano. Por meio dessas histórias, é possível aprender os ensinamentos que precisamos para viver em sociedade e, também, é possível refletir sobre as virtudes, os defeitos e o comportamento humano, compreendendo as vicissitudes da vida”. Banco de questões: 1. Escrever algumas características humanas que os personagens das fábulas apresentam. 2. Para que servem, nas fábulas, a moral da história? 3. O que são fábulas? 4. De que tipo de gênero textual são as fábulas? 5. Como e onde surgiram as fábulas? 7. Quais as principais características das fábulas?

REFERÊNCIAS

Fábula – segunda aula mais aprofundada. Blogue joralimatexto. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2018


Estatística de visitação. Blogue: joralimatexto. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2018


Ficha Técnica de Aula. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2018


Perfil de Autor. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2018


Portal do Professor. Página Principal. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2018


Wikiversity. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2018


Wikiversity. Lista de Repositórios. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2018


[1] https://pt.wikiversity.org/wiki/Lista_de_reposit%C3%B3rios_de_recursos_educacionais_dispon%C3%ADveis_online#Portal_do_Professor
[2] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
[3] A Wikiversidade é uma “wiki” para organização de grupos de estudo ou pesquisa em todos os níveis e suas informações, como anotações, bibliografias, discussões e informações práticas. Ela própria é um exemplo de conteúdo aberto.
[4] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html?id=155127
[5] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36032
[6] http://joralimatexto.blogspot.com/2017/10/fabula-segunda-aula-mais-aprofundada-6o.html
[7] https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=168879700316432302#allposts

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